Notícias tão frescas como as nossas uvas

Dona Uva vence Prémio Cinco Estrelas pelo segundo ano consecutivo

A Dona Uva é a grande vencedora do Prémio Cinco Estrelas 2020 na categoria Fruta. Pelo segundo ano consecutivo, a marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal e detida pela Frutalmente, destacou-se pela frescura, aspeto, sabor e doçura e conquistou um índice de satisfação de 78,1%, acima do resultado alcançado na edição de 2019 (77,5%).

O Prémio Cinco Estrelas, da exclusiva responsabilidade da U-Scoot, mede o grau de satisfação global do produto de acordo com cinco principais critérios que influenciam a decisão de compra (Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação). A Dona Uva destacou-se em todos os indicadores e aumentou em 4,4% a pontuação obtida no critério Confiança na Marca e em 4,3% na Inovação.


Estes resultados refletem a aposta estratégica dos produtores da Dona Uva na qualidade. Produzida ao ar livre nas regiões do Oeste e do Ribatejo e colhida à mão com extremo cuidado, a Dona Uva recorre ao sistema de produção em Y, um método de cultivo natural que confere mais sabor aos bagos, característica comprovada por um painel de mais de 1100 consumidores.


“Conseguir vencer o Prémio Cinco Estrelas na categoria Fruta pelo segundo ano consecutivo é um enorme orgulho para todos os produtores e trabalhadores que se dedicam diariamente a produzir e a cuidar da melhor fruta portuguesa. Sempre soubemos que a Dona Uva se distingue pela frescura e doçura natural mas com este sistema de avaliação independente e que recorre a uma metodologia completa e rigorosa, comprovamos que os consumidores também partilham a mesma convicção”, diz Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente, a única organização de produtores de uva de mesa em Portugal e proprietária da marca Dona Uva.


No último ano, a organização de produtores tem reforçado o investimento em comunicação, conseguindo também maior presença na Grande Distribuição e no comércio tradicional. “A Dona Uva tem vindo a ganhar níveis de notoriedade muito interessantes”, destaca Mário Rodrigues.


Além das variedades mais tradicionais, incluindo a tão portuguesa D. Maria, a Dona Uva tem vindo a alargar o leque de oferta, incluindo uvas sem grainha. A Frutalmente é certificada em GlobalGAP e, mais recentemente, em referencial BRC Food.