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Dona Uva marca o início da colheita com apresentação de novo packaging

Quinta da Granja, Cadafais, 27 de agosto de 2018 – A Frutalmente, a única Organização de Produtores (OP) de uvas de mesa em Portugal, marcou o início oficial da campanha de 2018 na última sexta-feira, com a apresentação, junto de diversos meios de comunicação social portugueses, da nova imagem do packaging da Dona Uva, a sua marca de uvas de mesa 100% de produção nacional.

 

A apresentação das novas embalagens decorreu durante um momento ‘Hands On’, em que os jornalistas arregaçaram as mangas e participaram na colheita dos primeiros cachos da Dona Uva, na Quinta das Chantas, em Alcanhões, Santarém. O novo packaging insere-se na estratégia de investimento em comunicação da marca Dona Uva que, este ano, pretende reforçar a sua notoriedade junto dos consumidores portugueses, assumindo-se como uma referência na produção de fruta nacional. Para tal, além da nova imagem, a Dona Uva, que é maioritariamente vendida na Grande Distribuição, está a fortalecer igualmente a sua presença no comércio tradicional. E irá, até ao final do ano, promover diversas ações de ativação de marca.


A colheita foi a ocasião propícia para mostrar como, pela sua sensibilidade, a uva de mesa tem de ser colhida com extremo cuidado, procurando reduzir ao máximo o seu manuseamento. Este é por isso um processo totalmente manual e realizado por trabalhadores com muita experiência. Os cachos são colhidos da videira e seguem diretamente para as caixas da Dona Uva. A este momento no terreno seguiu-se ainda a degustação de pratos confecionados pelo chef Rodrigo Castelo, um ribatejano de gema que criou uma ementa única para este dia, com um ingrediente especial: a também ribatejana Dona Uva. Na Taberna Ó Balcão, em Santarém, degustaram-se sabores tradicionais portugueses inspirados nos bagos doces da Dona Uva, que incluíram, um gaspacho de ameixa com uvas laminadas, caviar do rio com uva, vazia de capado com puré de uva e vinagrete picante de uva, compota de uva com queijo, entre outras iguarias.


Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente, considera que a aposta num packaging “mais moderno e apelativo”, assim como numa estratégia de comunicação “mais criativa”, permitirá à Dona Uva “ganhar notoriedade junto dos consumidores e reforçar as origens 100% nacionais da nossa uva de mesa”. O responsável afirma: “Como Organização de Produtores queremos ajudar a produção a ser rentável e acreditamos que, chegando ao público de uma forma atrativa, podemos ganhar maior visibilidade e mais espaço no mercado, o que nos permitirá crescer.”


Nos próximos quatro anos, a área de produção da Dona Uva irá crescer 44%, atingindo os 280 hectares. E, entre 2018 e 2019, a área dedicada à uva sem grainha, que ainda representa uma pequena fatia da produção de uva de mesa da Frutalmente (pouco mais de 10%), vai quadruplicar: dos atuais 20 hectares, alcançará os 80 hectares, fruto de um investimento de mais de dois milhões de euros. O método de cultivo, em sistema de produção “em Y” e ao ar livre, que certifica um modo de produção natural e que confere mais sabor aos bagos da Dona Uva, diferenciando-os dos da concorrência, será para manter. Assim como a aposta contínua em várias variedades, como a tradicional portuguesa Dona Maria.


Este aumento de área produtiva permitirá à Frutalmente, por um lado, responder à maior procura do mercado nacional e ir de encontro às atuais tendências de consumo, e, por outro, alargar a sua oferta a mercados estrangeiros.