Dona Uva conquista, pela primeira vez, Prémio Sabor do Ano 2023
As três variedades das uvas Dona Uva garantiram lugar no pódio: Dona Maria, Red Globe e Cardinal
É a quinta vez consecutiva que a Dona Uva volta a conquistar o Prémio Cinco Estrelas, destacando-se no primeiro lugar da categoria de Fruta Nacional. Com uma classificação de 82,5%, a mais alta de sempre desde que se candidata, as uvas de mesa nacionais merecem, cada vez mais, a preferência e a confiança dos consumidores.
De entre os critérios analisados, destacam-se o aspeto das uvas – tamanho, cor, maturação –, a frescura, o sabor e a doçura.
A marca da Frutalmente, considerada “extraordinária”, vê, assim, a sua classificação aumentar desde que concorreu ao Prémio Cinco Estrelas pela primeira vez, em 2019. No ano passado, a Dona Uva tinha obtido uma classificação de 79,9%.
“Recebemos esta distinção, alcançada pelo quinto ano seguido, com enorme satisfação, mas também com acrescido sentido de responsabilidade para continuarmos a merecer a preferência e, principalmente, a confiança dos portugueses. O reconhecimento motiva-nos para trabalharmos melhor, produzindo de acordo com práticas agrícolas eficientes e cada vez mais amigas do ambiente. Sempre com o mesmo objetivo: uvas 100% nacionais, com garantia de qualidade, doçura e frescura”, destaca Mário Rodrigues, Diretor Comercial da Frutalmente.
Com uma produção de 3 milhões de quilos de uva de mesa em 2022, a Frutalmente é a primeira e única Organização de Produtores de uvas de mesa do país. As uvas Dona Uva são produzidas numa área de aproximadamente 200 hectares, distribuídos entre as regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. A colheita acontece, todos os anos, sensivelmente entre os meses de julho a novembro e está disponível nos principais hiper e supermercados de todo o país.
O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, os serviços e as marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação variáveis como a Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou de Recomendação, Confiança na Marca e Inovação, que influenciam a decisão de compra dos consumidores.